visitas


contador visitas con flash

ENQUADRAMENTO COM MAIS DE UM OBJETO

Além do uso das margens, a maioria dos procedimentos de enquadramento compositivo com mais de um objeto seguem os mesmos critérios orientados no enquadramento com apenas um elemento. Veja as particularidades:

Posição do papel: Dependendo da distribuição dos objetos a sua representação gráfica deve ser feita num papel em posição horizontal ou vertical.


Objetos organizados horizontalmente, para melhor se ajustar ao enquadramento compositivo, precisam ser representados num papel em posição horizontal.



Numa composição com diversos objetos, o artista pode escolher a posição que pretende usar o papel de desenho. Para isso, basta redistribuir os motivos, como mostra o exemplo ilustrativo ao lado. No interior do papel vertical estão representados os objetos organizados verticalmente.


Proporção figura e fundo: Numa composição encontram-se objetos pequenos e grandes. Por esse motivo a proporção figura e fundo considera o conjunto da obra.

Quando representados muitos pequenos os objetos ficam desvalorizado, sem destaque no contexto compositivo. Além de não se harmonizar figura e fundo, também não há aproveitamento do espaço disponível.


Objetos exageradamente grandes no enquadramento, violando os limites das margens, tornam-se agressivos visualmente. Parecem sufocados, inadequados ao espaço que ocupam.


A harmonia do conjunto em relação ao espaço de representação torna-se evidente quando a proporção dos motivos se ajustam ao enquadramento. A ilustração ao lado é um exemplo ideal de proporção figura e fundo.

Centralização do conjunto: Idêntico aos objetos individuais é preciso saber centralizar o conjunto segundo os critérios de equilíbrio.

O conjunto centralizado com os objetos maiores próximos ao centro compositivo facilita no equilíbrio.


Evite acumular objetos, num dos lados da composição. Descentraliza e sugere falta de equilíbrio.




Objetos maiores num dos lados da composição mesmo com o conjunto centralizado impede o equilíbrio.


Linha de fundo: Por representar a borda posterior do suporte que sustenta os objetos, a linha de fundo sempre deve estar atrás de todos os elemento do conjunto compositivo.

Nenhum componente da composição deve ser representado sobre a linha de fundo. Assim transmitirá a idéia de que estão prestes a cair.

Em alguns casos, um ou outro motivo pode aproximar-se da linha de margem inferior ou ser cortado por ela. Só não é indicado ficar sobre a mesma como mostra a ilustração a baixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores